Oficina: Humor na sala de aula

Ministrantes: Rosângela Dantas de Oliveira (UNIFESP) e Mary F. Negreiros (FATEC)

Público Alvo: estudantes de graduação, pós graduação e professores de língua espanhola.

Valor USP: Gratuito

Valor Público Externo: Gratuito

Período de Inscrição: 29/10 a 07/11

Vagas: 40 vagas

Local da oficina: Sala 206 do Prédio da Letras

Data de início: 09/11/2018

Data de término: 09/11/2018

Horário: 09:00 às 13:00

Carga Horária Total: horas

Inscrições  -> clique aqui <-

1 - Programa da oficina:

Por meio de vivências teórico-práticas, num primeiro momento refletiremos sobre o ato de humor do ponto de vista discursivo e enunciativo (cf. Charaudeau: 2006 e 2011). Em seguida, a partir de produções de autores hispano-falantes, serão abordadas características das tiras cômicas que distinguem esse gênero de outras produções em quadrinhos (cf. Nepomuceno, 2005 e Ramos, 2011 e 2017). Por fim, enfocando especialmente autores argentinos, serão trabalhados exemplos de práticas contextualizadas e significativas.

2 - Objetivo geral:

Proporcionar aos participantes uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre o humor, a partir de diferentes gêneros que o têm como elemento constitutivo e, enfocando especificamente as tiras cômicas, explorar as possibilidades que oferecem como um recurso didático para o ensino de espanhol. Espera-se que os participantes possam também ampliar seu repertório a respeito desse gênero em espanhol, em particular no que se refere à Argentina, tendo em vista a relevância das produções de autores e autoras deste país.

3 - Bibliografia:

CHARAUDEAU, Patrick. Des catégories pour l'humour?. Revue Questions de communication n. 10, Presses Universitaires de Nancy, Nancy, 2006. Disponível em: chttp://www.patrick-charaudeau.com/Des-categories-pour-l-humour.93.html&…;. Acesso em: 18 de agosto de 2018.

CHARAUDEAU, Patrick. Des catégories pour l'humour. Précisions, rectifications compléments in Vivero Ma.D. (dir.), Humour et crises sociales. Regards croisés France Espagne, (pp.9-43), L'Harmattan, Paris, 2011. Disponível em khttp://www.patrick charaudeau.com/Des-categories-pour-I-humour 274.html> Acesso em: 18 de agosto de 2018.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books: 1995.

NEPOMUCENO, Terezinha. Sob a ótica dos quadrinhos: uma proposta textual-discursiva para o gênero tira. 2005. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. RAMOS, Paulo. Faces do humor: uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas: Zarabatana Books, 2011.

RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial: 2017