Avaliação de Leitura em língua estrangeira: critérios para escolha de textos e tipos de questões
Ministrantes: Nivia Marcello
Público Alvo: Alunos de graduação e de pós-graduação da FFLCH
Pago? Sim.
Valor USP: 25,00
Período de Inscrição: 08/04 à 17/04
Vagas:
Local da palestra: Casa de Cultura Japonesa (Sala de reunião)
Data: 26/04/2019, sexta-feira
Horário: 14h às 16h
Carga Horária Total: 2 horas
Inscrições Público USP -> clique aqui <-
1 - Programa da Oficina:
- Apresentação de fundamentos teóricos
- Análise de textos
- Aplicação de critérios para escolha de textos
- Seleção de textos apropriados
- Apresentação do formato dos tipos de questões
- Análise e elaboração de itens
2 - Objetivo Geral:
Conhecer conceitos teóricos sobre a avaliação de compreensão de leitura. Selecionar textos destinados à confecção de provas de múltipla escolha. Estabelecer critérios para escolha de textos acadêmicos. Discutir a opção pelo formato múltipla escolha em testes de leitura. Conhecer os elementos constitutivos de um item de múltipla escolha. Examinar itens de múltipla escolha. Elaborar enunciado, distratores e alternativas.
3 - Bibliografia:
A Guide to Writing Multiple Choice Items (2013). Minneapolis: American Academy of Neurology Institute.
ALDERSON, J. C. (2000) Assessing reading. Cambridge: Cambridge University Press.
ALBRO, E.;O'REILLY, T.; SABATINI, J.(2012) Advances in how we asses reading ability. Plymouth: Rowman and Littlefield Education.
FULCHER, G.; DAVIDSON, F. (2013) The Routledge handbook of language testing. Routledge: New York.
SACARAMUCCI, M. (2011) Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de língua, Lingvarvmarena.