Oficina: A voz da língua estrangeira no teatro
Ministrantes: Maria da Glória Magalhães
Público Alvo:
Estudantes de Francês
Local da Oficina: sala 204, do prédio de Letras
Valor USP: Gratuito
Período de Inscrição: 16/09 a 19/09
Vagas: 20 vagas
Data: 19/09/19, quinta-feira
Horário: 19h30 - 21h
Carga Horária Total: 1h30
Inscrições Público USP -> clique aqui <-
Inscrições Público Externo -> clique aqui <-
1 – Programa da palestra:
- A afetividade, o corpo e a voz na apropriação do francês língua estrangeira.
-
“Soltando a voz” em uma língua que ainda não pertence totalmente ao
aprendiz. - Os exercícios de teatro na prática oral do FLE.
- A vocalização de textos em francês, individualmente e em grupo.
2 – Objetivo geral:
Levar o aprendiz de francês língua estrangeira a se expressar, oralmente, com
mais conforto e segurança por meio da conscientização do seu potencial
afetivo-expressivo e de sua capacidade vocal, e com exercícios vindos do
campo teatral.
3 - Bibliografia:
- ANDERSON, Patrick. Apprendre une langue étrangère? Enjeu de la parole de l´apprenant et constitution du moi. Thèse pour le doctorat (Université de Franche-Comté, 1990. (sous la direction de M. Jean Peytard):
La didactique des langues étrangères à l´épreuve du sujet. Besançon: Presses Universitaires de Franche-Comté, 1999.
Appropriation d´une langue etrangère, entre confrontation et rencontre, Colloque Benveniste. Mai. LASELDI – Grelis – Université de Franche- Comté, 2004.
- BAKHTINE, Michael. Esthétique de la création verbale. Paris: Gallimard, 1979.
- BARTHES, Roland. Essais critique IV – Le bruissement de la langue. Paris: Éditions du Seuil, 1984.
- BERTHOUD, Anne-Claude; PY, Bernard. Des linguistes et des enseignants. Berne: Éditions Scientifiques Européennes, 1993.
- BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. São Paulo: Civilização Brasileira, 1987.
O arco-íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
- BROOK, Peter. L’espace vide. Paris: Éd. du Seuil, 1977. Traduit de l’anglais par Christine Estienne et Franck Fayolle.
- CONSALVI, Laurence. Stimuli risibles et fonctions du rire en classe de Français Langue Étrangère. 2005. Tese (Doutorado) – Université de Franche-Comté, 2005.
- CUQ, Jean-Pierre (Dir.). Dictionnaire de didactique du français. Langue étrangère et seconde. Paris: CLE International/ASDIFLE, 2003
- GALISSON, Robert. L’humour au service des valeurs: défi salutaire ou risque inutile? Humour et enseignement des langues – Le français dans le monde. Paris: CLE International, numéro spécial, juillet 2002.
- GAONAC’H, Daniel. Théories d’apprentissage et acquisition des langues étrangères. Paris: Didier, 1992
-
KOLTÈS, Bernard-Marie. Dans la solitude des champs de coton. Paris: Les
Éditions de Minuit, 1986.
La nuit juste avant les forêts. Paris: Les Éditions de Minuit, 1988.
Roberto Zucco suivi de Tabataba – Coco. Paris: Les Éditions de Minuit, 1990.
- LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulaire de la psychanalyse. Paris: PUF, 1967.
- MAINGUENEAU, Dominique. Approche de l’énonciation en linguistique française. Paris: Hachette, 1981.
Nouvelles tendances en analyse du discours. Paris: Hachette, 1987.
- MESCHONNIC, Henri. Critique du rythme. Lagrasse: Verdier, 1982.
- PAVIS, Patrice. Le théâtre contemporain – Analyse des textes de Sarraute à Vinaver. Paris: Nathan, 2002.
- PIERRA, Gisele. Une esthétique théâtrale en langue étrangère. Paris: L’Harmattan, 2001.
Le corps, la voix, le texte. Paris: L’Harmattan, 2006.
- PORCHER, Louis. Paradoxe sur un enseignant. ELA, Paris: Didier, n. 55, jul-set. 1984.
- SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2000.
- TROCMÉ-FABRE, Hélène. J’apprends, donc je suis. Paris: Éditions d’organisation, 1987.
- UBERSFELD, Anne. Bernard-Marie Koltès. Paris: Actes Sud- Papiers, 1999.
-
REIS, Maria da Glória Magalhães. O texto teatral e o jogo dramático no ensino de Francês Língua Estrangeira. 2008. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Francesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008. Disponível em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-02122008-171004/pt-br.php