Introdução à prática do método nos escritos acadêmicos franceses: o commentaire composé e a synthèse em contexto de mobilidade

Introdução à prática do método nos escritos acadêmicos franceses:
o commentaire composé e a synthèse em contexto de mobilidade

Coordenadora: Profª Drª Heloísa Brito de Albuquerque Costa

Ministrantes: Prof. Adalton Orefice e Prof.ª Pricila Martins

Público Alvo: graduandos em Letras Francês. Obs.: A oficina será ministrada em francês. Nível

necessário: B1.

Pago? Sim.

Valor USP: 25,00

Valor Público Externo: 60,00

Período de Inscrição: 29/10 - 04/11

Vagas: 20 vagas

Local da palestra:

Data: dias 07, 14, 21 e 28 de novembro

Horário: 14h- 15h30

Carga Horária Total: horas

Inscrições Público USP - CLIQUE AQUI

Inscrições Público Externo - CLIQUE AQUI

1 – Programa da oficina:

Levar os participantes a conhecer alguns dos mais importantes gêneros
textuais solicitados aos alunos de Letras que se veem inseridos no contexto universitário
francês. Neste primeiro módulo, trabalharemos o commentaire composé e a synthèse. Para
tanto, partiremos da compreensão de suas especificidades para, em seguida, passarmos à
prática destes gêneros a partir da leitura e discussão de textos literários selecionados.

2 – Objetivo geral:

1º encontro: Commentaire composé
1.1 Especificidades do Commentaire composé.
1.2 Redação de um commentaire composé a partir de trecho de um texto literário francês.

2º encontro: Synthèse
2.1 Especificidades da Synthèse.
1.2 Redação de uma synthèse a partir de um texto de crítica literária francesa.

3 – Bibliografia

• ALBUQUERQUE-COSTA, H. Francês para Objetivo Universitário (FOU) na FFLCH/USP: formação linguística e discurso universitário para alunos que preparam intercâmbio com a França. Revista Estudos Linguísticos. São Paulo, v.41, p.381-401, 2012.
  • ALBUQUERQUE-COSTA, H. et PARPETTE, C. Formation culturelle et linguistique des étudiants brésiliens en mobilité universitaire en France : projet de recherche de l'Université de São Paulo et de l'Université Lyon 2. In Synérgies-Brésil. CLE International v.10, p-11-22, 2013.
  • FOURCAUT, L. Le Commentaire composé. Paris, Nathan, 1992.
  • MANGIANTE, J-M. et RAVIER, F. Réussir ses études littéraires en français. Grenoble, PUG. 2015.
  • MORFAUX, L-M. et PRÉVOST, R. Résumé et synthèse de textes. Paris, Armand Colin, 2004.
  • PARPETTE, C. et MANGIANTE, J-M. (éds). Le Français dans le Monde. Recherches et
    Applications 47, « Faire des études supérieures en langue française », Paris, CLE International, 2010.