Programa - Leitura em Língua Espanhola

PROGRAMA DO CURSO

1. APRESENTAÇÃO

O curso destina-se a adultos, com Ensino Superior em andamento ou concluído, interessados em desenvolver a competência da leitura em língua espanhola, especialmente de textos científico-acadêmicos. Nele, será trabalhada apenas a competência leitora. As aulas serão ministradas em português. Não é necessário conhecimento prévio da língua espanhola para realizá-lo.

2. OBJETIVOS GERAIS

O objetivo do curso é proporcionar ao estudante o desenvolvimento da competência de leitura de diversos gêneros textuais em espanhol, com ênfase na leitura de textos acadêmicos, principalmente da área de humanidades, tais como: resumos, artigos, capítulos de livros e livros.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Pretende-se que o aluno:

-passe a compreender a leitura como um processo de construção de sentidos, tornando mais conscientes as diversas operações que a leitura de textos demanda e, consequentemente, desenvolvendo a capacidade de explorá-las;
-conheça e compreenda aspectos do sistema da língua espanhola fundamentais para a criação da coesão textual, decisiva na interpretação de textos escritos, explorando com mais atenção: os elementos de referência e quantificação, os elementos temporais e os elementos de conexão textual; e
-detecte certas diferenças no funcionamento dessa língua com relação ao português brasileiro.

4. METODOLOGIA

No processo de leitura de textos escritos autênticos, desenvolvido em sala de aula, os alunos refletirão acerca das operações de leitura que se mostram pertinentes para a compreensão e interpretação de cada texto lido.
De maneira integrada à discussão acerca do processo de leitura, será desenvolvida uma reflexão sobre aspectos linguísticos do espanhol e, em determinados casos, será apresentada também uma sistematização desses aspectos, acompanhada de exercícios de fixação.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

No decorrer do curso, serão abordados e discutidos diversos aspectos próprios do processo de leitura, em geral, e do processo de leitura em língua estrangeira, em particular. Serão explorados, principalmente:
- o estabelecimento de relações significativas entre o conhecimento de mundo, o texto e o contexto de leitura;
- a inferência de sentidos;
- o reconhecimento de diferentes gêneros discursivos e de suas especificidades;
- a avaliação do processo de construção de sentido, produzido a cada leitura;

- o estabelecimento de uma relação produtiva com os instrumentos de consulta, em especial, com os dicionários.

Além disso, ao longo do curso, será abordado e exercitado o reconhecimento de aspectos do sistema da língua espanhola especialmente relevantes no processo de leitura nesta língua, tais como: a) os elementos de referência e quantificação (as marcas de pessoa, os determinativos e os substitutos textuais); b) os elementos temporais (o sistema verbal e partículas temporais); e c) os elementos de conexão textual (operadores de oposição, conjunção, condição e causalidade).

6. INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os alunos realizarão um trabalho parcial e uma prova final, cujo objetivo é o de avaliar o desenvolvimento da competência leitora ao longo do curso.
Observação: Carga horária: 60 horas. É obrigatória a freqüência de 85% às aulas.

7. BIBLIOGRAFIA

Dicionários bilíngües
Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática.
González, N.M. & Moreno, F. Diccionario Esencial. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros.
Señas. São Paulo: Martins Fontes.

Dicionários monolíngües
Clave - Diccionario de uso del español actual. Madri: SM Ediciones.
Diccionario Actual de la Lengua Española. Madri: Vox.
Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española.

Dicionário de verbos
González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa.

Dicionários on-line

www.elmundo.es/diccionarios
www.clarin.com/diccionario
www.dem.colmex.mx
www.rae.es

GRAMÁTICAS

FANJUL, A. (org.) (2005). Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo: Santillana/Moderna.
GÓMEZ TORREGO, L. (1998). Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones.
GONZÁLEZ HERMOSO, A., et alli. (1995). Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa.
JACOBI, Claudia (et alli), Gramática en contexto. Madrid: Edelsa, 2011.